sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ESTREPTOCOCO NA GESTAÇÃO


Como é bom poder trabalhar e a cada dia aprender coisas novas!!!! No meu caso, são meus pacientes, que além de receberem meus cuidados, me estimulam a aprender mais todos os dias. Agradeço a cada um deles!!!

Como vocês já devem ter percebido, adoro atender mulheres "barrigudinhas"........essa semana atendi uma queridíssima que me falou sobre a pesquisa de estreptococos nas gestantes. Confesso que não conhecia esse procedimento. FUI PESQUISAR !!!! E agora compartilho com vcs, principalmente para quem quer ou vai ser mãe:

O estreptococo do grupo B é a causa mais freqüente de infeção neonatal precoce, ou seja, em recém-nascidos até o sétimo dia de vida. O bebê pode apresentar septicemia (infecção generalizada, normamente até 72 horas após o parto) e pneumonia ou meningite nas primeiras quatro semanas de vida.

A transmissão ocorre na hora do parto, quando a vagina e intestino da mãe estão colonizados pela bactéria. E até 25% das gestantes são portadoras assintomáticas.

Mas se a gestante fizer coleta de material vaginal e retal entre 34-37 semanas de gestação e descobrir que tem o estreptococo é possível prevenir a infecção do bebê.
Algumas horas antes do parto a gestante toma antibiótico endovenoso. E não adianta tomar muito tempo antes porque pode ocorrer recolonização.

Portanto barrigudinhas, conversem com seus médicos sobre isso!!!!

Ah, a foto do início do post não é incrível ????



Abraços
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário