terça-feira, 25 de janeiro de 2011

GINÁSTICA LABORAL - Dá para fazer exercícios durante o trabalho?


VOCÊ CONHECE A GINÁSTICA LABORAL?


Ginástica laboral nada mais é do que a aplicação de exercícios físicos durante o expediente de trabalho, no próprio local onde os funcionários executam suas funções. Os exercícios objetivam diminuir a fadiga muscular das estruturas musculoesqueléticas mais exigidas e melhorar a atenção e concentração dos trabalhadores.
Pesquisas mostram que o rendimento, a motivação e a atenção dos empregados melhora com a prática freqüente desse tipo de exercício, além de ocorrer uma diminuição no número de faltas e pedidos de licença médica.
Além de agir preventivamente, evitando lesões articulares inflamatórias, conhecidas como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), a ginástica laboral também pode diminuir o número de acidentes no trabalho, já que recupera a atenção e produz sensação de bem-estar.





Normalmente, a ginástica é dividida em três partes: preparatória (antes do expediente), compensatória (durante o expediente) e relaxante (no final da jornada).
Para que se faça o planejamento e implantação do serviço numa empresa é necessário verificar o posto de trabalho, as necessidades e queixas dos trabalhadores e da
empresa e o espaço disponível para a prática.

As aulas têm duração de 10 a 15 minutos, evitando que os funcionários apresentem fadiga e/ou sudorese.

Atualmente existem profissionais e equipes especializadas em implantar esse tipo de atividade nas empresas. Algumas das atividades que podem ser adquiridas são:
  • Palestras sobre temas relacionados à qualidade de vida, como: cuidados e postura no ambiente de trabalho, importância dos exercícios, alimentação saudável, efeitos do cigarro, efeitos do stress, motivação;
  • Organização de atividades motivacionais, como: semana do combate ao fumo, semana da atividade física, semana do combate ao stress, semana da alimentação saudável, etc.
  • Implantação de serviços de massagem expressa, com horários agendados para os funcionários em algum dia específico da semana.
  • Implantação de ginástica laboral com orientação de profissionais especializados, com a freqüência determinada pelas condições e necessidades da empresa.
  • Implantação de serviços de fisioterapia temporários ou conforme a necessidade
  • Organização de eventos externos, fora do expediente, em parques e/ou academias, objetivando a integração e motivação dos funcionários: caminhadas, aulas de yoga, ginástica, dança.
Se a sua empresa ainda não possui esses benefícios, tente entrar em contato com o RH para que eles pesquisem na sua cidade e região como implantar esse serviço. Todos ganham, em produtividade, satisfação e qualidade de vida!!!

Em 2005 escrevi um livro chamado  "Exercícios no Trabalho" pela editora Soler. O livro tem tamanho pequeno, de bolso, justamente para as pessoas poderem levar na bolsa ou na pasta de trabalho, e assim consultarem quando  necessário. Funciona como um manual. É possível achá-lo em sites de livrarias, ou mandando e-mail para mim (juschulze@gmail.com)






Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário