quarta-feira, 27 de abril de 2011

BARRIGA CHAPADA

Olá pessoal,
estive pensando num assunto que interessasse a grande maioria das pessoas. Sem dúvida uma dúvida, ou melhor, um desejo que quase todos tem é de perder a barriguinha, não é?
Logicamente que não existe mágica. Para se ter um corpo bonito, e consequentemente uma barriga sarada, é preciso disciplina no sentido de evitar exageros à mesa e manter uma rotina de exercícios, tanto os aeróbicos (caminhada, corrida, bike) que vão ajudar a eliminar gordura, como os anaeróbios (musculação, localizada) que vão melhorar a massa muscular.

Isso que eu falei acima vocês já devem estar cansados de saber, ler e ouvir. Por isso não vou repetir o que sempre aparece nas revistas de boa forma e saúde, que aliás está corretíssimo e eu assino embaixo (e pratico!!!).

Mas eu queria hoje dar uma dica que para mim, funciona melhor que 500 abdominais por dia.......eu passei a fazer há uns tempos atrás e sinto o resultado.

É muito simples, baseia-se no controle postural. Você deve acionar um músculo chamado transverso abdominal, que é responsável por conter as vísceras e manter o abdome no lugar correto, como se fosse uma cinta. Encontre ele nas figuras abaixo:








A idéia é a seguinta: tente manter esse músculo ativo durante todo o seu dia, enquanto caminha, sentada, em pé parada numa fila.




Como ativá-lo? Veja esse exercício prático:
Inspire enchendo bem a parte alta do tórax de ar. Seu abdome tende a distender enquanto seu diafragma desce para dar espaço para os pulmões expandirem (veja figura abaixo - A). Ao expirar o abdome retrai, como se seu umbigo fosse para dentro, fechando uma cinta abdominal imaginária. (B)

 Essa sensação da barriga para dentro, no final da expiração é a que devemos ter sempre, não deixando o abdome solto, relaxado!!!

Mas preste atenção:  essa tensão muscular deve ser sutil, nem tão forte ao ponto de você ficar com dificuldade de respirar nem tão fraca para deixar a barriga solta, projetada para frente. Perceba que com o abdome bem posicionado quando você ativa o tranverso sua postura também fica melhor!!!!
Faça isso o dia todo, até virar um hábito e você verá que sua barriga vai mudando aos poucos.


BOA SORTE E BOA SEMANA DE BARRIGA PARA DENTRO :)

Um comentário:

  1. amei
    comecei a fazer agora!!!
    neste minuto e ja vi diferença!!!!
    muito boa dica.
    Angel

    ResponderExcluir