terça-feira, 26 de abril de 2011

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Bom dia pessoal,
ontem começou a campanha de vacinação contra a gripe. Ela vai até o dia 13 de maio e calcula-se que 30 milhões de pessoas possam ser vacinadas nesse programa.

Na campanha deste ano, além de idosos e populações indígenas, deverão ser imunizadas crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde. A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos. O Ministro da Saúde afirmou que desde que foi iomplantada, há 13 anos, houve uma redução de 60% das internações por pneumonia, que é umas das principais complicações da gripe !!!!


A vacina estará disponível em 65 mil postos de saúde e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 32 milhões de doses da vacina contra a influenza.

Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.

Para aqueles que duvidam da vacina veja algumas respostas à equívocos comuns:


1) A VACINA PROVOCA GRIPE?
resp: NÃO, pois ela é feita de vírus morto. Pode provicar alguma reação, mas não gripe

2) CONHEÇO UMA PESSOA QUE TOMOU A VACINA E PEGOU GRIPE !!!!
resp: a vacina demora cerca de 20 dias para fazer efeito, portanto se a pessoa se vacinou e, infelizmente, pegou gripe nesse intervalo não foi culpa da vacina.

3) QUEM TOMA VACINA PODE PEGAR GRIPE DE QUALQUER MANEIRA?
resp: pode sim, mas normalmente a infecção vem de uma forma mais branda, sem complicações como a pneumonia, por exemplo.

PORTANTO SE VOCÊ ESTÁ NO GRUPO DE RISCO PROCURE UM POSTO E VACINE-SE SEM MEDO !!!!


abs
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário