quinta-feira, 2 de junho de 2011

CERVEJA FAZ BEM !!!! SAÚDE

Olá pessoal,
conforme falei para vcs no último post, sou fã de uma cervejinha, tomo quase que diariamente, de forma moderadíssima (no máximo 2 copos), e, sinceramente, acredito que faz bem, pelo menos para mim!!!!
Desde a antiguidade os povos celebravam com cerveja e vinho, feitos de maneira artesanal, não deve fazer mal não é rsrsr

Não quero aqui fazer apologia ao consumo de álcool, nada disso. Quero somente mostrar que as coisas boas, que dão prazer, se consumidas com moderação, como TUDO NA VIDA, podem ser benéficas para a saúde. Para isso dei uma bisbilhotada em sites e blogs tentando encontrar o que há de novo sobre os benefícios dessa bebida gostosa!!!

Tem muita coisa!!!!! De tudo que vi, copiei algumas informações de um site que me pareceu sério, com fonte de referências bibliográficas e tudo. Vejam abaixo um resuminho.

Primeiro vamos ver do que ela é composta:


1 - 93% de água. Comparada com outras bebidas alcoólicas, a cerveja combate melhor a sede pelo seu alto conteúdo de água, que compensa os efeitos desidratantes do álcool.

2 - Álcool (etanol) 3,4%-9%. Se for ingerido em doses moderadas, o álcool contribui para evitar a acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

3 - Carboidratos 2% a 3%. Proporciona cerca de 15 g da maior fonte de energia do corpo humano.

4 - Gorduras. Zero... tinha dúvidas?
5- Magnésio (48 mg, 12% da DDR = dose diária recomendada) e silício (6 mg). O consumo de cerveja está  associado a uma maior densidade mineral nos ossos, ou seja,  atua como fator preventivo à osteoporose.
6- Potássio (190 mg, 12% da DDR). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.

7- Vitamina B12 (0,8 mcg, 48% da DDR). Participa da formação de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.
8- Vitamina B2 - Riboflavina (8% da DDR). Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também atua como cicatrizante.
9- Vitamina B5 - Ácido Pantotênico (4% da DDR). Sintetiza os lípidios e o açúcar dos alimentos. Essencial para digerir as batatas fritas rsrsrsrsr.

10 - Vitamina B3 - Niacina (6 mcg, 8% da DDR). Ajuda a queimar os carboidratos e as gorduras, e atrasa a formação de cabelos brancos.
* Dose Diária Recomendada

Fonte: http://www.cervejasdomundo.com/Saude.htm

obs: tem umas coisinhas aí no texto que são um pouco duvidosas, mas no geral acho que dá para acreditar e ter menos consciência pesada quando for tomar uma gelada, não é? Para quem quiser verificar o texto completo vale acessar. No final tem referências de artigos.

Agora a dúvida que não quer calar: CERVEJA ENGORDA?
Resp: como tudo na vida, em excesso, lógico, mas moderadamente não tem como, ainda mais se a pessoa capricha nos exercícios e na alimentação. Veja na tabela abaixo um comparativo das calorias da cerveja X outras bebidas:





Viram só?   

Bom, falando nisso vou para a cozinha fazer uma jantinha bem boa para "harmonizar" com uma cerveja deliciosa feita de Mandioca, a Cauim, da cervejaria Colorado....hummmmmm....tô com água na boca!!!!

Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário