quarta-feira, 22 de junho de 2011

SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO - CUIDADO COM O EXAGERO

 Olá pessoal,
depois de alguns dias sem posts resolvi falar sobre suplementação de cálcio. Vejo que a maioria das minhas pacientes que estão entrando na menopausa fazem reposição de cálcio, então acabei me informando sobre o assunto e divido com vocês.

O conteúdo que vocês terão abaixo foi retirado de uma entrevista com a Dra. JoAnn Manson, Professora de Medicina da Harvard Medical School. Ela questiona a alta ingestão de cálcio e fala sobre a crescente evidência que mais quantidade não é melhor quando se trata de melhoria da saúde. Vejam só:

Muito tem se falado sobre suplementação de cálcio ultimamente. Você provavelmente já ouviu falar sobre os estudos que associam os suplementos de cálcio a um risco aumentado de eventos cardiovasculares, calcificação vascular, e pedras nos rins. Agora um estudo prospectivo de grandes dimensões da Suécia publicado no British Medical Journal  indica que, mesmo quando se trata de saúde óssea, mais não é melhor em relação à ingestão de cálcio.

O Institute of Medicine  lançou orientações dietéticas sobre o cálcio no início deste ano, sendo que a ingestão diária recomendada  a partir de uma combinação de dieta e suplementos foi de 1000 mg por dia para mulheres adultas até 50 anos e 1200 mg por dia para mulheres com mais de 50 anos de idade. Outros estudiosos definiram um nível de ingestão tolerável de cerca de 2000 mg por dia para mulheres nestes grupos etários devido à preocupação com desenvolvimento de pedras nos rins e outros riscos à saúde relacionados a ingestão muito alta de cálcio.


O estudo que acaba de ser publicado no British Medical Journal examinou a relação entre a ingestão de cálcio e  risco para a saúde óssea e fraturas em geral. Este foi um estudo muito grande: mais de 61 mil mulheres, com seguimento de 19 anos. Houve uma incidência total de mais de 14.000 fraturas, sendo que  3800 eram de quadril.  O estudo sugere que só as mulheres com ingestão de cálcio abaixo de 750 mg por dia tinham maior risco de fratura. O aumento da ingestão de cálcio não mostrou evidências de benefício adicional para a saúde óssea com redução de fratura muito limitada. Um fator limiar ou platô de benefício foi sugerido.
 Este estudo mostrou que  níveis mais moderados de consumo de cálcio foram os melhores para a saúde óssea e que mais não era melhor. Portanto recomenda-se a ingestão moderada de cálcio para as pacientes, nunca acima da dose diária recomendada de 1000-1200 mg/dia. Supondo-se que muitas mulheres vão receber cerca de 700 mg por dia a partir da própria dieta, elas não devem ingerir mais de 500-600 mg  de suplemento de cálcio por dia.  
A realidade é que muitas mulheres estão tomando uma dose muito alta de cálcio, geralmente 1200-1500 mg por dia apenas dos suplementos, fora a dieta,  e isso pode trazer problemas ao invés de benefícios.
CONCLUSÃO:  para a boa saúde óssea, o cálcio com moderação é provavelmente a melhor opção. O ideal é que as mulheres obtenham o máximo que puderem da própria dieta. 


VEJA ALGUMAS DICAS PARA OBTER CÁLCIO DA DIETA (retiradas de http://correcotia.com/ )
Coma: agrião, folhas de batata-doce, melado, espinafre, folhas de nabo, couve-chinesa, todos eles são boas fontes de cálcio se você comer em porções generosas.
Evite refrigerantes: 
O nível de fósforo no organismo tem que ser um pouco menor que o de cálcio para haver uma boa absorção. Os refrigerantes usam muito fósforo em suas fórmulas – em cada copo de coca-cola há 116 mg – e uma pessoa que toma refrigerantes regularmente acaba se expondo aos riscos de perda óssea e hiperparatireoidismo.

Controle sal, açúcar e fibras:
O alto consumo de sal faz perder cálcio na urina, o consumo de açúcar também – só que, no caso do açúcar, a ação é indireta: ele provoca a eliminação de cobre, que faz falta para a mineralização dos ossos.
Farelo de trigo ou biscoitos de fibras podem impedir a absorção de cálcio, principalmente se a pessoa consumir basicamente farinhas e grãos refinados, como farinha de trigo branca, pão branco, macarrão branco, arroz branco. A pessoa que usa grãos integrais não tem esse problema, a não ser que coma um excesso de fibras adicionais.
 



 Outra dica que eu pratico sempre que faço minhas compras: Acostume-se sempre a ler os rótulos dos alimentos para saber a quantidade de nutrientes e minerais que deles fazem parte !!!

É isso aí!!!!

um abraço a todos :) 

Juliana



Nenhum comentário:

Postar um comentário