segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A POUPANÇA PARA A VELHICE

Boa semana a todos!!!!

Hoje quero escrever um pouquinho sobre uma frase que ouvi há algumas semanas: "a velhice é uma poupança"...........

E é isso mesmo, ao pé da letra!!!!   

A maneira como vivemos e as atitudes e hábitos que temos ao longo da vida, desde a infância, passando pela juventude e maturidade, vão formar grande parte do que seremos quando envelhecermos.

Não pensamos constantemente em deixar sobrar uma quantia de dinheiro no final do mês para colocar na poupança ou para aplicar em algum tipo de investimento, pensando no futuro, seja para dar uma condição boa para nossos filhos, ou mesmo para podermos curtir a aposentadoria numa boa? Então, mas para que possamos usufruir dessa conquista material precisamos de SAÚDE e DISPOSIÇÃO......então precisamos fazer a poupança da saúde, do envelhecimento saudável.

Essa poupança do envelhecimento começa desde o dia em que nascemos, e é composta por vários aspectos:

Durante a infância formamos nossa personalidade, portanto uma formação num ambiente equilibrado, amoroso, é fundamental para o desenvolvimento de um adolescente, depois jovem, depois adulto equilibrado também. Uma boa formação emocional vai fazer com que o indivíduo cresça de forma a enfrentar os medos, os problemas, as alegrias e a realidade de forma mais amena, sem ansiedade, estresse e sofrimentos desnecessários. É a POUPANÇA DA FORMAÇÃO.

A alimentação sem excessos, rica em variedade e qualidade vai fornecer os ingredientes para que a máquina do corpo funcione bem por muitos anos, com energia suficiente e de boa qualidade para fazer toda a engrenagem funcionar. Músculos, ossos, cérebro, coração, sistema imunológico e etc....enfim, todo o corpo físico precisa de alimento para trabalhar bem. É a POUPANÇA ESTRUTURAL.

A atividade física é fundamental para direcionar o desenvolvimento adequado do corpo. É preciso fazer a engrenagem toda funcionar, é preciso colocar o corpo para se mexer, seja de qual forma for. É preciso fazer um esporte, uma academia, uma caminhada, dança, jardinagem, faxina...seja lá o que for.......antigamente o Homem precisava caçar para comer, hoje está tudo na mão, então devemos inventar outra forma de gastar energia, de usar a máquina do corpo. Escolha a sua e não deixe seu equipamento enferrujar, senão na velhice ele vai te dar muito trabalho......... É a  POUPANÇA FÌSICA

E a atividade mental? Essa, como todas as outras, não pode faltar. Temos que escolher aquilo com que vamos trabalhar, aquilo que vamos ter que estudar a vida inteira da melhor maneira possível....porque, na medida do possível, precisamos procurar prazer no trabalho. Tem que ter TESÃO em estudar ou pesquisar coisas que vão fazer parte do nosso trabalho, da atividade que escolhemos para produzir, para ganhar dinheiro.....e se isso não for possível temos que procurar outras formas de preencher a mente, seja com leitura, com filmes, com hobbies, com trabalho voluntário, filantrópico, fé......... É a POUPANÇA EMOCIONAL
****é nessa aqui que eu acho que podemos estragar tudo, trocando os prazeres de verdade por vícios como cigarro, bebida, drogas etc......

Aí vocês podem pensar....que saco.....tem que fazer tudo certinho, pensando na velhice, que eu nem sei se vai chegar....que besteira......

É, pode ser que ela não chegue. Isso ninguém sabe e , acredito eu, não vamos saber enquanto estivermos aqui nesse planeta. De qualquer maneira, a probabilidade que temos de viver mais de 80 anos é grande, tendo em vista a realidade do envelhecimento no mundo. Daí o modo que vamos escolher de como cuidar de cada um dos aspectos acima descritos depende de cada um de nós.

É lógico que a vida não se passa de forma totalmente linear. Tem épocas em que temos um ritmo mais redondo, com alimentação, atividade física, trabalho, tudo fluindo muito bem. Mas as vezes vem um problemão (quem não tem?) e tudo se desconcerta, tudo sai da ordem....... e aí, a poupança vai para a cucuia? Claro que não, os percalços fazem parte da vida...é a montanha russa do parquinho de diversões, é a adrenalina, que vem, chacoalha tudo, e faz as coisa se alterarem......e por que não melhorarem???? O caos pode gerar a ordem, e o importante é saber viver em todos os momentos procurando encontrar o equilíbrio, com consciência de que se não cuidarmos da nossa vida ninguém fará isso por nós.

Aproveite cada dia, tenha muito prazer, mas tenha também a consciência de que tudo que você planta hoje colherá amanhã, se amanhã chegar, claro!!!!

Como eu quero que amanhã chegue, e quero aproveitar muuuito todos os anos que ainda terei, vou fazendo minha poupança todo dia, cuidando um pouco de tudo que eu posso, com carinho!!!!

e você, já pensou sobre isso?

Abs e boa semana!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário