domingo, 18 de dezembro de 2011

DIA 13 - Como sentar corretamente segundo o Método Feldenkrais

 

Olá pessoal,
desculpem, mas ontem não teve jeito de postar...hj só consegui agora. Selecionei um artigo do site www.mulhersaudavel.com.br com uma dica bem interessante de como sentar corretamente. É baseado no método Feldenkrais, que trabalha através de movimentos biológicos para a reeducação do movimento. No final do post tem a referência para quem quiser ler mais. Aproveitem a dica para usar amanhã...afinal segundona é dia de ficar sentado trabalhando por muitas horas, então SENTE DIREITO!!!!
Vamos lá:

O SENTAR ATIVO
 
"Muitas pessoas com dores crônicas sentem que as atividades diárias são árduas, se não impossíveis.

Carregar compras, tentar amarrar os sapatos, alcançar um objeto numa prateleira, sentar e levantar de uma cadeira, podem ser ações que lhes pareçam impossíveis de realizar.

O Método Feldenkrais de Educação Somática se dirige para os padrões de movimentos biológicos que são a base para todos os movimentos que fazemos no nosso meio ambiente. Quando nossos movimentos estão mais eficientes, as dores diminuem e desaparecem. Neste momento a qualidade de vida ganha outra qualidade.

Quando você está ocupado, sentado em seu computador, lendo ou assistindo televisão, talvez você até se esquece de que está sentado, até que você se levante e sinta dor ou rigidez em alguma parte do teu corpo. Como em todas as nossas atividades, o modo como sentamos faz uma grande diferença na maneira na qual vamos nos sentir. As sessões, neste método de Educação Somática, te ajudam a perceber como você se senta habitualmente e quais mudanças podem contribuir para aumentar o teu conforto.

Pense na sua postura habitual como um movimento congelado. Algo que você  faz com tanta freqüência que você fica aprisionado. Os teus ombros estão levantados ou para frente, como se você ainda estivesse segurando o telefone ou a bolsa? Você tende a se apoiar mais em um lado do que no outro quando, por exemplo, você pega o telefone ou quando se apoia nos cotovelos ou para pegar no "mouse"? Ao longo do tempo isto pode encurtar este lado e criar um desequilíbrio.

O conforto depende de se achar um equilíbrio dinâmico. Quando você está  sentado o teu peso é carregado pela coluna e pela pelve. Quando estes estão bem alinhados com a gravidade, o teu peso está equilibrado sobre os ísquios, na base da pelve e teus músculos não precisam trabalhar duro prá te manter ereto. Se o topo da pelve está muito inclinado para a frente, tua lombar arqueia demais. Se estiver caído para trás a lombar estará arredondada além do limite natural. Ambas as situações podem, ao longo do tempo,  causar tensão e dor.

Para equilibrar a coluna é necessário deixar que as curvas naturais estejam presentes e que o esforço esteja distribuído proporcionalmente, de modo que nenhuma parte trabalhe em excesso enquanto outras estejam rígidas ou enfraquecidas. Por exemplo, sentar com as costas inclinadas prá trás e apoiadas na cadeira pode ser bom prá descansar, mas apoiar-se prá trás e manter a cabeça prá frente prá olhar prá tela do teu computador pode resultar numa tensão no pescoço ou nos ombros, porque o pescoço ou as costas vão ter que fazer um desvio repentino da direção do resto das costas.

Pistas sensoriais vão ajudar a reconhecer tua zona de conforto. Quando os músculos fazem trabalho extra, você se sente tenso, apertado, pesado ou cansado. Estar mais organizado geralmente vem acompanhado de sensação de leveza, conforto, flexibilidade, a respiração se torna mais ampla e movimentar-se fica mais fácil.

Não confunda conforto com familiaridade! Se você, num deslize, voltar para um hábito antigo, te parecerá familiar, mas se você se mantiver por um certo tempo, suponhamos sentado com a bacia inclinada prá trás e as costas arredondadas, se você exagerar esta posição, e ao mesmo tempo ficar atento às informações sensoriais, vai perceber os efeitos desta organização. Você pode buscar alternativas dinamicamente, explorando possibilidades com atenção e consciência e não impondo-se idéias de como você deveria sentar. Aprender a desfazer hábitos desnecessários usando a propiocepção, tem efeitos mais duradouros do que tentar corrigir a postura com imposições externas que necessitam de mais esforço muscular, como para manter os ombros para trás numa posição rígida. Assim que você se esquecer de se vigiar, os ombros voltarão ao lugar em que estavam. Mas se você aprender a sentir os limites do teu conforto, você vai se perceber dentro destes limites com uma freqüência maior.
 

Experimente fazer:

Repita cada movimento várias vezes. Faça movimentos pequenos e suaves. Lembre-se de se movimentar sempre dentro dos teus limites, mesmo que isto implique em movimentos muito pequenos.

1. Sente-se na beirada de uma cadeira com os dois pés confortavelmente apoiados no chão.

2. Preste atenção em como você está sentado. Você se sente apoiado sobre os ísquios? (os ossos da base da pelve).

3. Transfira o peso do corpo de um lado para o outro. Sinta o ísquio esquerdo e o direito. Como este movimento afeta o teu corpo, os ombros, a tua cabeça. Será  que uma direção te parece mais familiar que a outra? 

4. Incline a tua cabeça para a direita ao mesmo tempo que você levanta um pouco o lado direito da pelve, transferindo o peso para o ísquio esquerdo.

   - A tua coluna vai formar um "c"

   - Todas as partes da tua coluna contribuem uniformemente para o movimento?

   - Existe mais esforço em uma área e menos em outra?

5. Ponha a mão direita sobre a cabeça, na direção da orelha esquerda. Agora você vai direcionar o cotovelo direito para o lado direito da pelve que está  levantando um pouco da cadeira. Sinta como a coluna está se movimentando agora.

6. Mude a mão e a direção do movimento. Agora é o lado esquerdo da pelve que levanta e o cotovelo esquerdo que abaixa na direção da pelve.

    * Para qual lado é mais fácil de fazer o movimento? Quando a tua respiração está mais fácil? Aonde você se sente no meio?

Depois desta exploração você pode sentir mais facilidade em equilibrar o teu peso igualmente nos dois ísquios." 

Autora: Mathilda Yakhni


contato: http://mathildayakhni.wordpress.com


 Interessante, não é?
abs e até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário