quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DIA 3 - Caminhar ou Correr?

Hoje vamos voltar para as atividades "queimadoras" de gordura e calorias. Como vocês já leram nos posts mais antigos, quem quer enxugar medidas, queimar gordura e gastar calorias deve ter sempre uma atividade aeróbia no seu "cardápio" de treinamento. Claro que a musculação, ao aumentar a massa muscular aumenta também o metabolismo e acaba favorecendo o emagrecimento, mas se associarmos uma atividade aeróbia, muito melhor.

Então hoje é dia de falar das 2 atividades mais fáceis, práticas e baratas que temos: a caminhada e a corrida. Você só precisa de um par de tênis, força de vontade, e se der, um parque gostoso nas redondezas. Para quem não tem parque e mora em prédio equipado vale também usar a esteira, que tem a vantagem de permitir que você pratique faça chuva ou faça sol, não é?

Pois bem...qual das 2 é a melhor? Nenhuma....... ou melhor, as duas são ótimas!!!
Promovem melhora do condicionamento, emagrecem, previnem a osteoporose, melhoram a circulação e promovem bem-estar........melhor que Prozac, não é???
O que as diferencia é a intensidade:

A corrida geralmente é indicada para quem já é treinado, com bom condicionamento, pois é mais intensa, promove um maior aumento da freqüência cardíaca, mas também provoca mais impacto nas articulações, o que pode ser um problema para quem já tem algum desconforto.

Já a caminhada é ideal para os iniciantes, que não têm fôlego para agüentar um pique tão forte logo de cara........nada impede que um iniciante já comece correndo, mas tem que ser um treino bem elaborado, normalmente intervalando caminhada com corrida, aumentando o tempo de corrida aos poucos.

Para quem tem problemas articulares é bom ter cuidado. Geralmente a corrida está contra-indicada a princípio e a caminhada deve ser leve e supervisionada, de preferência com um treino de reforço muscular associado para evitar lesões e estruturar melhor o corpo para receber o impacto e sobrecarga da corrida ou caminhada.

Para as duas vale a mesma regra da FC de treino. Trabalhe sempre entre 60 - 85% da sua FC máxima (que é 220- idade).

Compare as duas:


CORRIDA: emagrece rápido, pois tem um alto gasto calórico. De início você não conseguirá fazer por tanto tempo, pode provocar lesões se você tem alguma instabilidade.  GASTO CALÓRICO MÉDIO 530 kcal/hora

CAMINHADA: emagrece também, mas tem o gasto calórico menor. Em contrapartida como não é tão intensa você consegue fazer por bem mais tempo e machuca menos. GASTO CALÓRICO MÉDIO 320 kcal/hora


Difícil saber qual das 2?  Quer correr mas não está preparada? 

Eu tenho uma opinião:  se você está começando faça primeiro a caminhada. Comece com 20 minutos (de 3 a 5 vezes por semana) e vá aumentando mais 10 minutos a cada semana. Quando estiver fácil andar acelerado por uma hora comece a fazer o treino intervalado.

Como? Comece caminhando 10 minutos....depois corra 5......caminhe mais 10...corra mais 5...e finalize com 10 a 20 de caminhada. Depois é só ir aumentando o tempo de corrida e diminuindo o de caminhada......quando vc perceber já virou corredora!!!!




É isso aí gente.....nunca desistam de começar, muito menos de continuar praticando exercícios. Se você tem tempo e condições financeiras, contrate algum bom profissional para ajudá-lo, isso sempre traz um efeito positivo e dificulta o abandono. Mas se agora não dá, não tem problema, vá lendo e se informando e FAÇA !!!!

 E como sempre digo:
NÃO FAÇA EXERCÍCIO SEM PASSAR POR AVALIAÇÃO MÉDICA ANTES, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE!!!!



Boa Sorte pessoal :)

Um comentário: