sábado, 10 de dezembro de 2011

DIA 6 - PROGRAMAÇÃO DE TREINO SEMANAL

Bom dia a todos, 
hj estamos no sexto dia, e é sábado, que delícia!!!! Como durante  a semana fui passando os treinos aeróbios e para diferentes partes do corpo separadamente, hj vou postar uma sugestão de programinha básico de treino para a semana toda, folgando domingo, de uma maneira que o corpo todo seja trabalhado, sem perder muito tempo.

O que precisamos pensar? Que devemos mesclar os dois tipos de atividade, as aeróbicas (tipo bike, esteira, natação, corrida, dança, etc.) com as atividades anaeróbicas (musculação, localizada, etc.).
Vou passar para vcs um tipo de treino que eu gosto de fazer, com pouca coisa por dia, todo dia...assim não perco muito tempo, não corro o risco de não fazer com a desculpa da falta de brecha na agenda, e me mantenho saudável. Vale lembrar que esse meu treino é para a saúde, e não para performance.....para este segundo o enfoque seria outro, com mais intensidade. Para estética também...se você quer um objetivo muito específico, o ideal é entrar numa academia ou contratar um Personal Trainer. Como sempre, a ideia desse blog é ajudar quem quer começar alguma coisa, não sabe por onde, não pode freqüentar academia por algum motivo, mas quer se manter saudável.

Vamos lá para a prática então:

Vamos imaginar então que a parte aeróbica deva ser feita quase todos os dias, e durante os 5 dias da semana vamos mesclar os grupos musculares para complementar com a parte localizada.

SEGUNDA:
Dia importantíssimo....pós-final de semana, pós-churrasco, pós-bebedeira........dia de começar a semana com pé direito, garantindo pique para os próximos dias.
aeróbico: 20 a 60 minutos de caminhada ou corrida, na esteira ou na rua, mantendo a zona alvo de treinamento
anaeróbico: braços + abdominais

TERÇA:
Folga do treino aeróbico.
anaeróbico: pernas + glúteos
Dica: nesse dia tente encaixar alguma caminhada informal no seu dia, tipo ir comprar pão ou almoçar a pé, subir escadas ao invés do elevador, etc.

QUARTA:
aeróbico: 20 a 60 minutos de bicicleta ergométrica
anaeróbico: exercícios para braço sem halteres, daqueles que eu ensinei usando o peso do próprio corpo + posturas de ioga

QUINTA:
 Folga do aeróbico novamente
anaeróbico: pernocas e glúteos novamente...reforço na manutenção do abdome no lugar, treino postural, conforme passei no post de barriga essa semana.....

SEXTA:
 aeróbico: 20 a 60 minutos de caminhada ou corrida, na esteira ou na rua, mantendo a zona alvo de treinamento
anaeróbico: braços + abdominais

SÁBADO:
treino aeróbico informal: passeio de bike no parque, caminhada com o cachorro, lavagem do carro, corrida na pracinha.....por pelo menos 1 hora, num ritmo gostoso!!!

DOMINGÃO:
Churrasco com os amigos, almoço naquele restaurante delicioso com a família, sonequinha a tarde...relaxar para recomeçar tudo semana que vem!!!!

É isso aí pessoal...bom final de semana a todos.....nos próximos vou dar dicas mais zen, tipo ioga, meditação, alongamentos etc.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário