quarta-feira, 4 de abril de 2012

EXERCÍCIOS PARA TRATAR BEXIGA HIPERATIVA EM HOMENS

As informações abaixo foram retiradas do Journal of American Geriatric Society, uma revista científica especializada em pesquisas geriátricas. Refere-se a um trabalho comparando os efeitos de drogas e exercícios + mudanças comportamentais no tratamento da bexiga hiperativa em homens. Veja abaixo resumo publicado pela agência Reuters Health:


Um estudo recente mostrou que homens com bexiga hiperativa podem se beneficiar de exercícios do assoalho pélvico, que são muito conhecidos por ajudar as mulheres que sofrem de incontinência urinária.

A pesquisa mostrou que os exercícios funcionam tão bem como medicamentos. "O tratamento comportamental é tão eficaz quanto o tratamento medicamentoso em homens com bexiga hiperativa", disse o Dr. Jason M. Hafron, urologista no Hospital William Beaumont em Royal Oak, Michigan (ele não fez parte da pesquisa) "É mais seguro, mais barato e é eficaz. Este estudo irá aumentar a consciência de que o exercício é uma opção." 


Os pesquisadores analisaram 143 homens de meia-idade e idosos com problemas urinários. Os participantes foram divididos aleatoriamente, sendo que um grupo tomava medicamento para controlar a bexiga (oxibutinina) e outro realizava técnicas comportamentais, ambos durante 8 semanas.


As técnicas comportamentais incluíam: restringir líquidos à noite para tentar controlar o  desejo de acordar para urinar e treinar os músculos do assoalho pélvico.


Para os exercícios, os homens foram ensinados a contrair os músculos do assoalho pélvico durante 2 a 10 segundos e depois relaxá-los durante uma quantidade similar de tempo. Eles eram orientados a repetir a seqüência 45 vezes, geralmente dividida em três sessões menores durante o dia (15 repetições cada vez, por exemplo).


Durante o estudo foram feitos diários para monitorar as idas ao banheiro. Na análise dos diários após o tratamento percebeu-se que os homens de ambos os grupos diminuíram suas idas ao banheiro durante o dia. Antes do tratamento iam cerca de 11 vezes por dia ao banheiro e após o tratamento passaram  para 9 vezes por dia.  Ambos os grupos diminuíram as idas noturnas ao banheiro. Mas
aqueles que fizeram exercícios reduziram mais a noctúria (acordar muitas vezes a noite para fazer xixi) do que os que só tomaram medicamentos.

No geral, mais de 90 % dos homens disseram que ficaram totalmente ou bastante satisfeitos com ambos os tratamentos.


 Segundo o Dr. Johnson, chefe da geriatria da Universidade de Emory, em Atlanta, a nova pesquisa é uma das primeiros a testar exercícios para o assoalho pélvico em homens com problemas de controle de bexiga.


Pesquisadores estimam que cerca de um em cada seis americanos tenha bexiga hiperativa. O problema é freqüentemente diagnosticado em mulheres, mas é pouco diagnosticado em homens, porque os sintomas muitas vezes são confundidos com problemas de próstata.



A importância desse estudo é mostrar que existe alternativa para aquelas pessoas  que tem contra-indicações para usar medicamentos para incontinência, ou mesmo para aquelas em que a droga não fez efeito ou causa muito efeito colateral. E o melhor: a alternativa é fácil, simples e barata!!!

Se você é homem, tem urgência para urinar e acorda muitas vezes durante a noite com vontade de fazer xixi, você pode ter bexiga hiperativa. Procure um Urologista para fazer um diagnóstico e descartar problemas mais sérios, e se for o caso, procure um fisioterapeuta para ensiná-lo exercícios específicos e técnicas comportamentais que podem ajudar bastante.


Fonte:

Journal of the American Geriatrics Society

Volume 59, Issue 12, pages 2209–2216, December 2011



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário