quinta-feira, 5 de abril de 2012

GANHO DE PESO E INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA GESTAÇÃO

O ganho de peso durante a gravidez pode contribuir para o aparecimento da incontinência urinária  durante e após a gravidez ? Há muitos estudiosos e profissionais que afirmam isso, mas ainda falta suporte científico para comprovar essa relação. O efeito da perda de peso pós-parto para diminuir a incidência de incontinência urinária também ainda não está totalmente esclarecido. 

Para tentar achar respostas para essas questões um grupo da Noruega resolveu fazer um trabalho científico com esse tema:
 
De 1999 a 2006, os investigadores recrutaram mulheres de um serviço especializado em atendimento a gestantes. Acompanharam mulheres desse grupo durante a gravidez. 
Participaram do estudo 12,679 mulheres primíparas , que eram continentes antes da gestação.  
Os dados foram obtidos a partir de questionários respondidos na décima quinta e trigésima semana gestacional e  também 6 meses após o parto.  
Ganho de peso superior a 50% durante as 15 primeiras semanas até a semana 30 foi fracamente associado com maior incidência de incontinência.  E ganho de peso superior a 50% durante toda a gravidez não foi associado com aumento da prevalência de incontinência 6 meses pós-parto. 
  
Para cada quilo de peso perdido a partir do nascimento até 6 meses após o parto nas mulheres que eram incontinentes durante a gravidez, o risco relativo para incontinência diminuiu 2,1%. 

Conclusões deste estudo:
 
  • O ganho de peso durante a gravidez não parece ser um fator de risco para aumento da incidência ou prevalência da incontinência durante a gravidez ou pós-parto
  •  a perda de peso pós-parto pode ser importante para evitar a incontinência e recuperar a continência 6 meses após o parto.   
 Apesar de não haver associação, segundo esse estudo, todos sabem que o ideal é que a grávida não engorde demais durante a gestação. Fora a incontinência, a grávida que engorda demais terá mais risco de desenvolver diabetes, além de sobrecarregar articulações, podendo sofrer dores e incômodos que seriam evitados caso ela pegasse leve na alimentação. Sempre é uma boa alternativa consultar um bom nutricionista para receber orientações alimentares durante a gestação. Faz bem para vc e para o seu bebê. Fica a dica!!!!

abs





Nenhum comentário:

Postar um comentário