quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SERÁ QUE DÁ PARA FICAR UM DIA SEM CARRO?

Olá pessoal,
vocês lembram que dia 22 de setembro é o Dia Mundial sem carro? 
É tão difícil mudar a rotina, mudar os hábitos...ainda mais quando esses hábitos nos proporcionam conforto.
Não usar o carro hoje em dia parece uma tarefa praticamente impossível para a maioria das pessoas, principalmente aquelas que moram nas grandes cidades e que precisam fazer grandes deslocamentos durante o dia, para regiões distantes umas das outras.

Eu mesma uso muito o carro, e acho difícil deixá-lo de lado para pegar um ônibus ou trem lotado, que fica longe de casa. É muito mais cômodo sair de casa direto da garagem, com as coisas que vou precisar durante o dia guardadas no banco...não precisa ficar carregando....enfim, é muito mais prático mesmo, sem dúvida.

Mas infelizmente nossas grandes cidades estão chegando a uma condição em que esse comodismo está se tornando insustentável. O trânsito que tanto reclamamos é uma manifestação disso. Nós reclamamos tanto dele, mas somos nós que fazemos com que ele aconteça.

É fácil mudar? Não, de jeito nenhum. E a mudança envolve logicamente muito esforço político e operacional. Então o que fazer? Esperar que os governantes resolvam o problema, que o metrô seja acessível em qualquer ponto da cidade, sem superlotação, cheio de pessoas educadas dentro? Sinceramente duvido que isso aconteça, e acho que o melhor a se fazer é tomar uma atitude. Se cada um de nós ao menos pensar em alternativas para usar o menos o carro, ou usá-lo de forma racional, tenho certeza que um passo já terá sido dado.

E para isso foi criado o DIA MUNDIAL SEM CARRO. Esse ano cai no final de semana e teremos alguns eventos para conscientização da população. Vejam um que eu encontrei através do site catraca Livre:

Nos dias 21 e 22, a avenida Paulista será transformada em uma “praia” e “sala de estar” a fim de chamar a atenção das pessoas para o Dia Mundial Sem Carro, que este ano cai no sábado, 22.
Durante toda a semana, marcada como “Semana da Mobilidade”, diversas ações estão sendo realizadas a fim de fazerem as pessoas refletirem sobre a vida nas cidades, especialmente sobre questões relacionadas ao transporte urbano: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes.


 

Que tal participar e pelo menos parar pensar sobre o assunto??? Precisamos mudar, temos que mudar, senão a cidade não aguentará.....

Sugestões e ideias criativas e possíveis são sempre bem-vindas.

Um abraço e boa praia na Paulista para todos esse final de semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário