quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Depressão - Um Mal Comum





Vocês sabiam que dia 10 de outubro  foi o comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental ? É uma data comemorativa promovida pela Federação Mundial para Saúde Mental para lembrarmos da importância deste tema no contexto da Saúde.  A cada ano é escolhido um tema diferente para ser debatido: este ano foi a Depressão.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas de todas as idades, em todas as comunidades, o que mostra uma grande prevalência em todo o mundo. Quando falamos de depressão falamos de uma doença que interfere de forma muito negativa na qualidade de vida das pessoas, e que muitas vezes deixa de ser diagnosticada corretamente, trazendo danos pessoais, profissionais e sociais aos seus portadores.


Retirei um artigo interessante do site do DR. Drauzio Varella, como um teste prático para depressão. Veja abaixo ou acesse http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/diagnostico-de-depressao/



"Depressão é a tristeza quando não acaba mais. É uma doença que ataca tão sub-repticiamente  que a maioria dos que sofrem dela nem percebem que estão doentes. De cada dez pessoas que procuram o médico, pelo menos uma preenche os requisitos para o diagnóstico de depressão.
Do início insidioso, a depressão evolui continuamente para quadros que variam de intensidade e duração. Nos casos mais simples, a pessoa pode curar-se por conta própria em duas a quatro semanas. Passado esse período sem haver melhora, os especialistas recomendam atenção e tratamento, porque a depressão prolongada pode levar a suicídio e mortes por causas naturais.
Para ajudá-lo a identificar os sintomas da depressão acompanhe o algoritmo abaixo, retirado da quarta edição do “Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV):
1) Durante o último mês, você esteve frequentemente chateado por se sentir deprimido e desesperançado?2)Durante o último mês você esteve frequentemente chateado por sentir falta de interesse nas atividades?
 Sim  Não Sim  Não
Se a resposta foi não a ambas as perguntas, é pouco provável que você tenha depressão. Mas, se uma das respostas foi sim, esteja atento a outros sintomas da doença.
O diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais dos seguintes sintomas que incluam obrigatoriamente espírito deprimido ou anedônia, durante pelo menos duas semanas, provocando distúrbios e prejuízos na área social, familiar, ocupacional e outros campos da atividade diária.
1) Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo, quase todos os dias;
2) Anedônia: interesse ou prazer diminuído para realizar a maioria das atividades;
3) Alteração de peso: perda ou ganho de peso não intencional;
4) Distúrbio de sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;
5) Problemas psicomotores: agitação ou apatia psicomotora, quase todos os dias;
6) Falta de energia: fadiga ou perda de energia, diariamente;
7) Culpa excessiva: sentimento permanente de culpa e inutilidade;
8) Dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar ou concentrar-se;
9) Idéias suicidas: pensamentos recorrentes de suicídio ou morte.
De acordo com o número de itens respondidos afirmativamente, o estado depressivo pode ser classificado em três grupos:
1) Depressão menor: 2 a 4 sintomas por duas ou mais semanas, incluindo estado deprimido ou anedônia;
2) Distimia: 3 ou 4 sintomas, incluindo estado deprimido, durante dois anos, no mínimo;
3) Depressão maior: 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedônia. "


Para trazer algo novo sobre o tema pesquisei os artigos mais citados recentemente referentes à depressão e selecionei um que fala do papel do sono na depressão. Num mundo tão agitado como está o nosso, muitas pessoas tem dificuldades com o sono, então achei interessante relacionar os 2 temas aqui:

Perturbações profundas no sono ocorrem em transtornos do tipo depressão maior  e em distúrbios afetivos bipolares. Alterações nas fases mais profundas do sono têm sido documentadas em pacientes com depressão maior. Assim, é evidente que a compreensão dos mecanismos básicos da regulação do sono é essencial para a análise da fisiopatologia dos transtornos depressivos. Há uma região chamada  núcleo supraquiasmático, onde funciona o relógio mestre do ciclo circadiano no nosso corpo, que desempenha um papel importante na regulação do ritmo de sono / vigília e interage ativamente com os processos homeostáticos (de equilíbrio) que regulam o sono. É aí que ocorre a secreção de melatonina, um hormônio cuja principal função é regular o sono.
A transição da vigília para o sono está associada com o aumento da secreção noturna de melatonina. Vários estudos mostram que pacientes deprimidos exibem distúrbios tanto em amplitude como na forma do ritmo de secreção de melatonina e que a melatonina pode melhorar a qualidade do sono nestes pacientes. A escolha de um antidepressivo adequado que melhora a qualidade do sono é, portanto, importante durante o tratamento de um transtorno depressivo.

fonte:
Psychiatry Research
Volume 165, Issue 3 , Pages 201-214, 28 February 2009

Pathophysiology of depression: Role of sleep and the melatonergic system



Christian Krohg-Sovende mor med barn 1883.jpg

Procurei citar 2 fontes interessantes para chamar a atenção das pessoas para uma doença grave e que muitas vezes passa despercebida. espero ter conseguido ajudar e informar!!!!
Um abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário