quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sua Postura - Seu Poder

Há umas semanas saiu uma reportagem na Folha Equilíbrio falando sobre uma professora da Harvard que estudou o efeito de certas posturas na sensação de poder das pessoas.
Achei muito interessante, pois canso de falar que a postura é nosso cartão de visitas, que ela conta muito da nossa história e da nossa personalidade. Então a postura mexe com nossas emoções e se tratarmos dela estaremos mexendo também com as emoções. E é isso que os fisioterapeutas (como eu) acabam percebendo nos seus consultórios quando "melhoram" a postura de seus pacientes. Não é só o fato de estar com o sistema músculo-esquelético mais equilibrado e mais funcional que faz com que os pacientes se sintam bem...é mais que isso, mexemos na emoção dessas pessoas!!!!

Posturas que dão poder!!!

Eu acho isso incrível. Na verdade não deveria haver a divisão corpo-mente que costumamos fazer. Somos tudo junto, cabeça-coração-músculos e etc. O corpo fala, é só saber sentir, ouvir e enxergar: A mente fala através do corpo, não há dúvida!!! E agora essas pesquisadoras tocaram nesse ponto. Na verdade a pesquisa tem muitas limitações, mas é um começo, mostrando inclusive alterações hormonais decorrentes da postura.

Vejam só o que fala a pesquisa:


Os seres humanos e outros animais expressam poder através de posturas abertas, expansivas, e expressam impotência, medo através de posturas de contração, fechadas. Mas será que essas posturas podem mesmo causar poder? Os resultados do  estudo confirmaram a hipótese que "posturas de alto poder" causariam alterações neuroendócrinas e mudanças de comportamento tanto em participantes do sexo masculino como feminino:  poses de poder promovem elevação da testosterona e diminuição do cortisol, aumentando os sentimentos de poder e tolerância ao risco; poses de "fraco poder" provocaram o padrão oposto. Em suma,
executar posturas promove adaptações psicológicas, fisiológicas e comportamentais, que vão além do simples pensamento, influenciando até tomadas de decisão.


A sensação de estar no controle é muito poderosa, torna o indivíduo mais confiante, e é algo que os outros podem sentir e perceber.

Amy Cuddy  (Harvard Business School),  e Dana  Carney (Columbia) mostraram através de seu experimento que manter-se em uma "pose de alto poder" por menos de dois minutos faz com que as pessoas sintam-se mais poderosas e mais dispostas a assumir riscos.
Como o gráfico abaixo mostra, elas verificaram que as poses de poder podem alterar a liberação de certos hormônios: a testosterona aumenta, o que faz você se sentir dominante, e o cortisol diminui,reduzindo o estresse:

Power Pose

Metodologia do estudo:
42 participantes (26 mulheres e 16 homens) foram aleatoriamente designados para fazer posturas de alto ou baixo poder. Os participantes não sabiam do real objetivo do estudo e acharam que a análise era sobre os possíveis  efeitos da colocação diferente de eletrodos de eletrocardiograma, acima e abaixo do coração. Os participantes foram colocados por um pesquisador em posturas de "alto ou baixo poder". Cada participante realizou duas posturas de 1 min cada. A atitude  dos participantes em relação a assumir riscos foi avaliada com uma tarefa, tipo jogo; os sentimentos foram medidos através de auto-relatos. Amostras de saliva,  foram usadas ​​para testar os níveis de cortisol e testosterona  antes e aproximadamente 17 minutos após a permanência nas poses 

As Posturas:
 
Power poses
As posturas acima eram as de alto poder e as abaixo eram as de baixo poder. O poder foi relacionado com expansividade (ocupar mais ou menos espaço) e abertura (manter braços abertos ou fechados, por exemplo). Antes de aplicar a pesquisa foram feitos pré-testes para validar as posturas.



Algumas conclusões das pesquisadoras:
Simplesmente mudando a postura física, um indivíduo prepara seus sistema mental e fisiológico para suportar
situações de dificuldade e estresse, e, talvez, consiga realmente melhorar a confiança e o desempenho em situações como entrevistas de emprego, falar em público, discussões com superiores e etc. A prática constante poderia levar ao aprendizado e à mudança comportamental. Ao longo do tempo essas mínimas mudanças  posturais poderiam melhorar a saúde geral e o bem-estar de uma pessoa. 


Opinião pessoal: não acredito que somente executando algumas posturas consigamos realmente mudar tanto o comportamento ao ponto de enfrentar uma situação muito difícil. O que a pesquisa mostra é que padrões motores ou posturais trazem repercussões fisiológicas, com liberação de substâncias que vão por sua vez trazer repercussões comportamentais. Esse seria um ciclo, onde não há como dissociar o físico do mental. Portanto ao trabalharmos nosso corpo, melhoramos nossa aparência, melhoramos nossa postura e melhoramos a maneira de encarar o mundo e as situações adversas.

E você, o que está esperando para se mexer e trabalhar seu corpo/mente?


um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário