quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Alimentação é um ato de amor!!!



Ontem lendo a Folha Equilíbrio vi o artigo da Rosely Sayão sobre alimentação. Adorei!!! quem tem acesso vale a pena ler.
Fala sobre a importância da alimentação na vida da gente, e principalmente na das nossas crianças, nossos filhos.
O último parágrafo diz:

" Comer bem, com prazer e em boa companhia é uma questão de educação. Cozinhar para outra pessoa é uma demonstração de amor".....

Concordo com isso. Acho que as nossas crianças e nós mesmos, adultos super-atarefados de hoje em dia, estamos esquecendo de quão importante é a qualidade daquilo que ingerimos, que colocamos para dentro do nosso corpo e que servirá de combustível para nossas milhares de tarefas. Vejo muita gente "engolindo" literalmente sandubas, salgadinhos ou tranqueiras por aí na hora do almoço, com uma pressa danada, sem saborear ou mastigar direito......isso não é legal, e infelizmente, muito mais do que falamos, o que fazemos, ou seja, o EXEMPLO é o que passamos para nossos filhos. E o retrato disso: tantas crianças obesas, diabéticas, hipertensas e com níveis de colesterol elevado que vemos por aí. Muito triste.

Na época das nossas avós, ou mesmo na infância de quem está na faixa dos 30 como eu, as refeições eram em família. Era a hora de conversar, de cada um contar o que fez no dia, pedir conselhos, dar risada,e COMER BEM :-) e bem aqui não no sentido quantitativo, mas sim qualitativo.

Pensem como é bom chegar numa casa com um bolo saindo do forno, ou uma carne assada terminando de ser preparada....pensem no aroma...hummmmm......não é bom???? Isso faz parte da boa alimentação, estimular o olfato, para aguçar a fome, a fome de coisas boas, feitas em casa, com amor e dedicação.
 
Quando uma criança abre um pacote de bolacha, ou fura uma caixinha de suco pronto ela pula essa etapa. Parece ser mais prático, mas não é educativo, não é saudável. Eu sei que é difícil cozinhar em casa depois de um dia de trabalho intenso, horas em reuniões estafantes e o trânsito enlouquecedor...mas é preciso achar energia para promover a boa alimentação, não tem outro jeito...temos que retomar a velha cultura das refeições em família, o cheirinho de comida espalhado pela casa...dá trabalho mas vale a pena....Se você é daquelas que ODEIA cozinhar acho que vale ver se alguém na casa está disposto, ou descobrir alternativas mais saudáveis na região que mora...mesmo um lanche pode ser melhor elaborado.

Eu já pratico isso há algum tempo, e realmente tomei gosto!!!! que tal tentar????


Um abraço e bom apetite para vocês :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário