sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dor lombar no primeiro trimestre de gestação? Posso ter? O que fazer?

Olá pessoal,
hoje vou falar de um problema muito comum na gestação, a dor lombar. Cerca de 50% das gestantes vão experimentar essa dor chata. Ela tende a se agravar no final da gestação, em resposta às alterações musculoesqueléticas sofridas pelo corpo da grávida, mas algumas mulheres já começam a sentir desde o primeiro trimestre.

Conforme falei no post anterior a relaxina é um hormônio que deixa as articulações mais molinhas, flexíveis, para o corpo "abrir caminho" para o bebê crescer. A região lombar e também a sacro-ilíaca ( articulação entre a parte mais inferior da coluna e a pelve ou bacia) sofrem bastante pois logo cedo essa região já começa a se ajeitar.


Para aliviar essas dores fazer movimentos específicos pode ajudar bastante. Ficar muito tempo parada na mesma posição, seja ela sentada, em pé ou deitada provavelmente fará com que a dor piore. Procure se movimentar a cada 2 horas pelo menos. Se você trabalha sentada, levante a cada 2 horas para tomar água, fazer xixi e aproveite para fazer algum movimento específico. A caminhada também ajuda.

Nos próximos dias vou colocando vídeos com alguns movimentos para aliviar suas costas.
Hoje vai um bem simples, que dá para fazer em pé. Faça em casa, no banheiro do escritório, enfim, onde você tiver um espacinho:



Procure respirar junto com os movimentos. Inspire quando estende a coluna e olha para frente e expire quando faz o movimento inverso, formando um C com a região lombar, levando o queixo ao peito. Faça lentamente, mobilizando a coluna.

Lembre de só fazer exercícios com liberação médica e se não houver nenhuma contra-indicação!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário