domingo, 1 de setembro de 2013

Viagem e gestação: como evitar pernas inchadas e doloridas

Olá pessoal,
essa semana fiquei fora do ar. Estava em um Congresso, apresentando trabalhos e buscando novidades. Agora volto aqui para o blog para divulgar meus exercícios da gestação novamente.

Estou entrando na vigésima semana, me sentindo muito bem!!! Nesses dias do congresso não fiz exercícios específicos, mas caminhei muito, muito mesmo. Senti nas próprias pernas a tendência ao edema. Procurei fazer pausas entre as caminhadas, sentando sempre que possível e me hidratando bastante. Quando chegava ao hotel deitava e deixava as pernas elevadas, fazendo movimentos circulares e de flexão e extensão de tornozelo para auxiliar o retorno venoso.


Durante o vôo (9 horas)  usei meias de média compressão, o que evitou que as pernas inchassem muito. Além disso tomei bastante água,  levantava a cada 2 horas para andar pelo corredor e exercitar as pernas.

Isso deve ser feito por todas as grávidas que viajam de avião, ou mesmo que pegam estrada por muitas horas. Não fiquem muito tempo na mesma posição, com as pernas para baixo, sem movimento. Quem trabalha muito tempo em pé ou sentada em frente ao computador deve seguir a mesma regra. As meias ajudam bastante.

Vejam as dicas de como usar as meias abaixo:
O ideal é que se coloquem as meias pela manhã, antes de se levantar, ficando com elas durante o dia, principalmente se for caminhar ou ficar em pé ou sentada na mesma posição por muito tempo. Para aquelas que não toleram usá-la pelo incômodo, há versões mais curtas que podem substituir e são menos desconfortáveis (eu usei a 3/4 na viagem).
Veja algumas figuras abaixo de modelos vendidos comercialmente em lojas especializadas em produtos para ortopedia e fisioterapia.
Antes de colocar as meias faça o exercício que aparece no vídeo abaixo. Esse exercício também pode ser feito quando você chega do trabalho ou das compras e sente que as pernas estão pesadas, inchadas. É importante mantê-las elevadas, acima do nível do peito para o efeito do retorno venoso ser melhor. Se você não tiver uma bola, pode colocar dois travesseiros embaixo das pernas, de comprido, do joelho até os pés.

Boa sorte e essa semana tem mais novidades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário